Kombini – a loja de conveniência japonesa e os saquês

Atualizado: 11 de Ago de 2019

Olá, pessoal, tudo bem? Outro dia falamos aqui dos saquês japoneses vendidos em copo, que são práticos e baratinhos. Esse tema puxou o assunto de hoje, as kombinis, as lojas de conveniência japonesas, um dos principais lugares onde encontrar os saquês em copo. Em geral, são saquês mais simples, mas existem também copinhos com saquês superiores, como o daiginjo (caso da versão premium da One Cup da Ozeki). Dá para encontrar também shochu e saquê em caixinhas.


Só que além de saquês e outras bebidas, as kombinis vendem uma infinidade de coisas e são uma salvação a qualquer hora do dia e da noite. Algumas funcionam 24 horas e estão em todos os lugares. Têm comidas de todos os tipos, cosméticos, revistas, caixa eletrônico etc.


Quando viajo ao Japão, em vez de ficar indo em restaurante todos os dias, sempre faço algumas refeições de kombini. Rápido, barato e com uma variedade enorme. Tem para todos os gostos: desde pães no vapor, porções fritas, oden (prato que a nossa Sake Sommelière Andréa Machado adora), sanduíches, saladas, oniguiris (bolinhos de arroz com todos os tipos de recheio) sushis e uma seleção de doces.



O incrível é que a atenção aos detalhes é tão grande – aliada ao omotenashi, que se traduz na incrível qualidade dos serviços no Japão – que é raro faltar o apetrecho necessário para se comer aquilo que você está comprando. Por exemplo: você compra uma porção de makimonos (sushis enrolados) e um pudim para a sobremesa. Sem ter que pedir, pode contar que o atendente irá colocar em sua sacolinha um par de hashis e uma colherzinha. Difícil falhar.


Depois de um dia cansativo de passeios pelas grandes cidades do Japão, a praticidade é enorme: em um ou dois minutos é possível entrar e sair com sua refeição para comer em casa ou no hotel. Só não esqueça o copinho de saquê e, também, algo para comer e beber no dia seguinte, no café da manhã (por falar nisso, a variedade de sucos e bebidas lácteas é enorme).



Então, em sua próxima viagem ao Japão, por que não deixar espaço na agenda gastronômica para uma comida de kombini, regada a saquê de copinho. Garanto que vai ser bem gostoso!


E você, conhece ou já é fã das kombinis? Conta para gente em nossas redes sociais, ok?


Kampai!!!


Fabio Ota

Master Sake Sommelier

0 visualização

©2018 by Mega Sake