O melhor Chef do mundo de massas é japonês, e com uma receita que leva saquê!
É do Japão o Chef que levou o Campeonato Mundial de Massas 2019 (Barilla Pasta World Championship 2019), organizado pela conhecida marca italiana Barilla.
E na linha do que a gente sempre fala aqui, sobre o saquê combinando com as mais diversas cozinhas internacionais: o prato campeão foi uma massa que continha saquê em seu molho!

A final do campeonato aconteceu na última sexta-feira, 11 de outubro de 2019, em Paris, contando com jovens Chefs finalistas de 14 países diferentes.
Garantindo um lugar na final, após as classificatórias do dia anterior, o japonês Keita Yuge sagrou-se o novo Barilla Master of Pasta, com um prato descrito pelos jurados como a "perfeita síntese da dieta mediterrânea com a tradição culinária oriental".
A massa campeã foi um penne, que levou um molho de gorgonzola, ostras e saquê. O saquê utilizado foi um da categoria Junmai Ginjo.
O Chef Keita tem formação multidisciplinar mas com grande foco na cozinha italiana. Já passou pelas cozinhas do Guy Savoy (Paris), Chez Inno (Tóquio), Quintocanto (Osaka) e Salone 2007 (Yokohama).
Entrevistado pelos jornalistas, após sua vitória, o Chef Keita disse: "Me perguntei qual seria o alimento japonês mais conhecido do mundo: matcha? tofu? wagyu? dashi? Temos tantos produtos bons e especiais, mas hoje, talvez, o saquê seja o mais popular, a imagem mais atual do Japão na mesa. As matérias primas do saquê são: arroz, água e koji, o fungo que permite a fermentação e é, provavelmente, o ingrediente mais importante da cultura alimentar japonesa, já que sem ele não podemos produzir o missô, o shoyu, o mirim e o próprio saquê."
É, Chef Keita, você falou tudo! Parabéns e obrigado por ajudar a difundir nossa amada bebida! Kampai!
Fabio Ota
Master Sake Sommelier