Saquês de Fukushima

Atualizado: Mai 14


Para quem quiser entender um pouco ou se aprofundar nos maravilhosos saquês da Província de Fukushima, no Japão, dá para assistir uns vídeos promocionais bem legais dos saquês da região, no Youtube. Estão em japonês e inglês, mas dá para entender a mensagem mesmo sem dominar os idiomas.


O primeiro vídeo mostra a personagem principal, originária da província de Fukushima, mas que está morando em Nova Iorque, relembrando com saudades de sua terra natal, através do saquê:


No segundo vídeo, nossa heroína está de volta a Fukushima para ajudar na produção do saquê, na fábrica de sua família, onde compreende, depois de alguns percalços, que produzir o saquê envolve alma e trabalho em equipe:


E, abaixo, a terceira parte:


Verdade, os vídeos são promocionais e, como tal, embutem obviamente alguma propaganda dos saquês da região. Mas o fato é que são inspiradores e emocionantes, a ponto de deixar alguns com os olhos marejados (eu fiquei).


Outro vídeo que achei legal, postado pelo mesmo órgão oficial de promoção dos saquês de Fukushima, mostra a exuberância da província, em alta definição 8K (é, pode dar umas travadas numa internet mais lenta, mas é bem bonito, e a trilha sonora é empolgante). Confira:



Lembrando que Fukushima foi uma das províncias mais atingidas pelo terremoto de Tohoku, ocorrido em 2011, já que lá está localizada a principal usina nuclear afetada.


No entanto, é importante destacar que o governo japonês efetua testes rotineiros no grau de radioatividade presente em todos os produtos agrícolas da região e, já por vários anos seguidos, os mesmos estão sempre dentro dos padrões seguros.


Além disso, os saquês de Fukushima já são destaque há muito tempo em concursos internacionais de saquê, e continuam alcançando constantemente diversos primeiros lugares.


Espero que gostem das sugestões de vídeo! Kampai!


O saquê certo é o saquê que você gosta!


Fabio Ota

Sake Sommelier



155 visualizações

©2018 by Mega Sake