Vídeos para amar o Japão - Samurais

Olá, tudo bem, fãs do saquê?


Com o retorno positivo dos seguidores do Mega Sake quanto à sugestão de vídeos sobre a província de Fukushima, veio a ideia de indicar, periodicamente, outros vídeos que divulgam não só o saquê, mas a cultura japonesa e as maravilhas das demais regiões daquele belíssimo país.


No post de hoje, a proposta é mostrar um canal bem legal do Youtube que divulga a "rota do diamante" no Japão, formada por três províncias: Fukushima, Tochigi e Ibaraki.


O canal não tem muitos vídeos, mas os que estão lá são super profissionais e muito bem produzidos, por iniciativa do próprio governo das três províncias. Além do Youtube, eles estão disponíveis no site http://diamondroutejapan.com/. Vale a pena conferir.


Os vídeos têm temáticas variadas, para promover o turismo na região: belezas naturais, pontos de interesse, atividades ao ar livre, bem-estar, esportes, gastronomia e a herança dos samurais, que são objeto dos dois vídeos sugeridos aqui.



A escolha do tema samurais é também uma singela homenagem a Kazuo Koike, artista japonês que foi um verdadeiro mestre dos mangás, tendo criado inúmeras obras importantes, dentre as quais - juntamente com Goseki Kojima - "Lobo Solitário" ("Kozure Okami" na versão original em japonês e "Lone Wolf and Cub", na versão em inglês) uma verdadeira referência nesse universo.


Koike-san nos deixou recentemente - no dia 17 de abril de 2019 - mas nos presenteou com um legado de obras que ajudaram a projetar o mangá e a cultura japonesa em todo o mundo.


Kazuo Koike e Goseki Kojima. Mangá Lobo Solitário.

Lobo solitário conta a história de um samurai que caiu em desgraça em razão de uma falsa acusação de traição e que passa a andar pelo Japão, com seu filho pequeno, atuando como assassino de aluguel.


Voltando ao canal da Diamond Route Japan, o primeiro vídeo sugerido foi lançado em 2018. Veja se gosta:



O outro vídeo, da mesma temática, é o mais recente, lançado em 2019: Os dois vídeos nos fazem imaginar como era a época dos samurais e como o código de ética e o espírito desses guerreiros estão presentes até hoje na cultura do povo japonês. Esse encontro da tradição com o novo (na dança e ritmo modernos) eu achei que foi bem explorado nesse vídeo:



Espero que tenha gostado. Em próximos posts, vamos sugerir novos canais e vídeos. Deixe sua opinião em nossas redes sociais #megasake ou pelo e-mail "fabio@megasake.com.br".


Obrigado por acompanhar o Mega Sake! Kampai!


Fabio Ota

Sake Sommelier

232 visualizações

©2018 by Mega Sake