Você sabe o que é gashapon? Qual a relação com o saquê?

Gashapon é o nome dado tanto para as máquinas de venda quanto para as miniaturas que são vendidas por essas máquinas. Febre no Japão desde a década de 1990, os gashapons são adorados por crianças e adultos, e passaram a fazer parte da cultura pop japonesa.



Em geral, são miniaturas ou pequenas figuras em uma embalagem esférica, que são vendidos por essas máquinas. O som do mecanismo sendo acionado e da bolinha caindo é que originou o seu nome: “gatcha” ou “gasha” (som do giro da alavanca) e “pon” (som da bolinha quando cai).


É possível encontrar essas máquinas em diversos lugares, mas se concentram nos shoppings, parques de diversão e áreas de lazer. Há bairros de algumas cidades, como Akihabara em Tóquio, que possuem uma quantidade enorme de máquinas e até lojas exclusivas de gashapon.


Podem existir raridades diferentes em cada coleção de gashapons e, caso estejam saindo muitos repetidos, há lojas que vendem o conjunto completo, com um de cada tipo. Ou ainda exemplares específicos ou especiais. Mas parte grande da diversão é a torcida e a surpresa, já que não é possível ver qual gashapon você vai tirar.



Mas o que os gashapons têm a ver com a nossa adorada bebida, o saquê?


É que há uma infinidade de temas, incluindo bebidas e gastronomia. Então não poderia faltar essa que é a bebida símbolo do Japão: o saquê. Algumas coleções têm até o saquê como protagonista.


Marcas grandes e famosas como Gekkeikan e Nambu Bijin já lançaram sua própria coleção de miniaturas. Aliás, na visita que fiz em maio desse ano à Nambu Bijin, que fica na província de Iwate, pude comprar uma porção delas (em breve vamos postar várias fotos no Instagram do @megasake, não perca). Fiquei impressionado com a variedade e realismo.


Alguns gashapons de barris de saquê. Detalhe para o martelo, que pode ser usado para "quebrar" a tampa.

Então, sempre que encontro, tento comprar e aumentar a coleção. O legal é que dá para guardar em qualquer cantinho, o que vem a calhar para o mercado japonês, onde a maioria das moradias é minúscula, pois os imóveis são caríssimos.


E você, gosta dos gashapons? Já conhecia? Conta para a gente nas nossas mídias sociais, ok?


Kampai, bons saquês e gashapons para todos!


Fabio Ota

Master Sake Sommelier

179 visualizações

©2018 by Mega Sake